terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Honda S2000

Honda S2000

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Eu irei falar sobre um dos carros que com certeza já conhecem: Honda S2000, esse conversível que foi lançado em 1999 e nesse ano faz 12 anos de sua existência.

O Honda S2000 é um roadster fabricado pela montadora Japonesa Honda. Sua produção começou em Abril de 1999 e foi criado para celebrar o aniversário de 50 anos da marca.

O carro foi primeiramente mostrado como um conceito no Tokyo Motor Show em 1995, sendo que foi lançado no mercado em 1999. O nome S2000 foi por causa do seu motor de 2L, carregando a tradição dos roadsters S500, S600 e s800 dos anos 60. Várias modificações foram feitas em toda vida útil do carro, incluindo motor, câmbio, suspensão, interior e exterior. Oficialmente dois modelos de S2000 existem: o primeiro modelo lançado chamado AP1, enquanto a designação do modelo AP2 foi para os modelos a partir de 2004 no qual continha modificações ao chassis e suspensão. A Produção do S2000 irá cessar-se no fim de 2009.

HONDA SSM
Começando no Tokyo Motor Show de 1995, o Honda SSM Concept Car foi o esboço para a produção do S2000. O SSM (Sports Study Model) foi um roadster de tração traseira com um motor 2.0L, 4 cilindros em linha. Caracterizado pelo seu botão de partida e a divisão central entre motorista e passageiro o qual a Honda clamou para a melhora da rigidez do veículo. Os painéis da carroceria são de alumínio e o carro tem uma distribuição de peso igual (50/50).

O SSM parecia inalterado em muitos Salões Automotivos por vários anos, atingindo a possibilidade de uma versão de produção. Depois a Honda anunciou a versão de produção do SSM para produção. Carregado na tradição dos roadsters S500, S600 e S800 de 1960. O novo veículo foi chamado de S2000



O Modelo AP1
O S2000 foi introduzido em 1999 como modelo 2000 e foi dado a designação do chassis de AP1. Isso caracterizou um motor Dianteiro-Central, tração traseira com uma potência entregue por um motor F20C 4 cilindros em linha DOHC-VTEC de 1.997cc produzindo 240cv à 8.300rpm e torque de 207Nm à 7.500rpm. A Versão européia ficou com 237hp e a japonesa com 247hp... devido a uma pequena diferença na compressão. O Motor é ligado a uma transmissão de 6 velocidades e um diferencial Limited
Slip
Torsen. Em parte por causa do alto RPM REV (Rotação máxima) do motor (10.000rpm não é brincadeira!), o S2000 chegou na máxima potência específica por unidade de volume de qualquer pistão produzido em massa naturalmente aspirado, produzindo 123,5hp por litro (Lembrando, o S2000 tem 2.0L de cilindrada).

O Roadster foi construído usando uma moldura rígida X-Bone Monocoque, melhorando a segurança dos passageiros e a dirigibilidade. Outros benefícios incluem suspensão dupla independente, direção elétrica assistida com aro integrado. Rodas 16" com pneus Brigdestone Potenza S-02 são equipamentos básicos. O motor compacto e leve, montado inteiramente atrás do eixo dianteiro, possibilita que o S200 obtenha uma distribuição de peso 50:50 (Frente:Atrás). Um teto de vinil elétrico com forro interno também faz parte do básico.

O modelo 2001 foi largamente inalterado, mas atualizou o rádio (agora com relógio). Para o modelo 2002, a suspensão foi revisada, e a janela traseira de plástico foi trocada por uma de vidro com desembaçador. Há outras pequenas mudanças na lanterna traseira, um radio melhor, e uma revisada Unidade de Controle do Motor.

O modelo AP1 foi produzido até 2003.




O Modelo AP2
O Modelo 2004 foi incorporado com várias revisões, incluindo o chassis do AP2. Começando com novas rodas 17" e pneus Bridgestone RE-050 acompanhado com uma suspensão que reduz a tendencia de sair de traseira. A compressão das molas e o amortecimento do amortecedor foram alteradas e a suspensão geometricamente modificada para melhorar a estabilidade, por reduzir o TOE-IN (ângulo das rodas virado pra dentro). Em adição disso, modificações cosméticas foram feitas no exterior com novos para-choques traseiros e dianteiros, faróis revisados, novas lanternas traseiras com LED e escape oval.

O AP2 também incluiu a introdução da versão larga do motor F20C para somente o mercado norte-americano. Designado F22C1, o AVC do motor foi alongado, aumentando a cilindrada para 2.157cc. No mesmo tempo, a linha vermelha (linha da rotação máxima) foi reduzida de 9.000rpm para 8.000rpm com um corte à 8.200rpm, encomendado pela longa distância dos pistões. O torque aumentou seu pico em 6% para 220Nm à 6.200rpm e o F22C1 foi citado pela Honda como tendo mais torque em baixas rotações do que o F20C, apesar da potência ser a mesma. O F22C1 foi usado exclusivamente no mercado norte-americano para 2004 e 2005 com o F20C usado nos outros mercados.

Em conjunção com a introdução do F22C1, a Honda também alterou as relações de marchas por encurtar as primeiras 4 marchas e enlargar as outras duas. Outra mudança foi a inclusão de uma válvula de liberação da embreagem, mais demorada, para aumentar a longevidade do chassis, pela redução da carga de choque.

O modelo 2006 introduziu um acelerador "Drive by Wire", um Sistema Assistência de Estabilidade do veículo, novas rodas, e mais uma cor do exterior, Laguna Blue Pearl (Azul do Lago Perolizado). Interior muda incluindo novos bancos, alto-falantes adicionais integrados nos encostos de cabeça. O motor F22C1 substituiu o F20C em 2006 para o mercado Japonês com a potência de 239hp.



Honda S2000 CR
O modelo 2008 marcou pela primeira vez o S2000 que ofereceu mais do que um nível de acabamento. Em adição para o modelo de base, a Honda ofereceu um S2000 inspirado em carros de corrida, distinguido pela redução do peso, poucas cortesias e uma clamada melhora na performance. O S2000 CR fez sua apracição no mundo no New York International Auto Show em 4 de Abril de 2007. Modificações para o CR, chamado Type-S no Japão, incluindo um rápido (baixa-relação) cremalheira de direção, suspensão mais dura e novos pneus Bridgestone Potenza RE070. Pneus traseiros foram alargados de 245/40R17 para 255/40R17 no CR. Kit de Carroceria revisado, composto de um grampo dianteiro modificado, para-choque traseiro e um spoiler largo, testado no túnel de vendo e clamado para redução total do coeficiente de elevação por 70~80%. O teto dobrável foi removido e substituido com apoio adicional do chassi descoberto com um cobertura de tonel, enquanto a capota opcional tornou-se um benefício básico no CR. Finalmente, um esforço para reduzir o peso e diminuir o centro de gravidade, o estepe foi retirado, o ar-condicionado e o rádio foram oferecidos como opcionais. As economias no peso sem a capota adicional foram de 41kg relativo ao modelo básico. O motor no S2000 CR foi inalterado desde sua guarnição padrão.



O Honda S2000 CR tornou-se disponível no outono de 2007 com o preço de US$36.000 (cerca de R$82.000). Volume de produção de menos de 2.000 unidades foi o esperado. Rodas redesenhadas no formato "estrela" saíram de série em todos os S2000, com um prata-claro nas rodas de base e uma cor chumbo nas rodas do S2000 CR. Todos os CR são disponíveis apenas nas cores amarelo/preto no interior.

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